sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Como Juntar Arquivos de Texto (Windows)

A dica de hoje serve para quem trabalha com arquivos de texto usados como forma de transportar bases de dados, como arquivos .txt e .csv e constantemente está carregando eles em bancos de dados ou aplicativos.

Vou dar a dica mostrando um exemplo, que pode ser familiar a você que está lendo esse blog.

Suponhamos que você receba 5.565 arquivos, um para cada município brasileiro e precise importar para dentro de um banco de dados, como o Access. Importar um por um é trabalhoso e demorado, e tem várias formas de evitar o trabalho manual, como criação de macros, mas minha dica é mais simples e funciona para qualquer importação, em qualquer aplicativo.

Como Fazer

Vá em iniciar > Todos os Programas > Acessórios > Prompt de Comando.
 Com o comando CD mude para a pasta onde estão os arquivos de texto. No Exemplo da tela acima, são 5.565 arquivos .csv - um para cada município.

Nesta pasta, digite

copy *.csv  nomequalquer.csv

O comando copy junta todos os arquivos, um de cada vez no arquivo nomequalquer.csv. Claro, rs, você pode escolher um nome qualquer para o arquivo que será o resultado dessa união. :-)

No final, vão ficar nessa pasta todos os arquivos originais e o maior de todos que é o resultado da união deles. Para achá-lo mais fácil, organize a pasta no Windows Explorer por tamanho. Fácil assim!

Update: é possível fazer isso também no terminal do Linux, usando o comando cat.

cat *.csv  nomequalquer.csv

Nenhum comentário:

Postar um comentário