domingo, 20 de novembro de 2011

Como baixar arquivos de baciada pelo terminal

Bom, primeiro post, penso que seria educado apresentar a proposta do blog antes de ir saindo postando conteúdo.

A intenção aqui é dar pequenas dicas de como fazer coisas legais no computador usando principalmente algumas das mais populares distribuições de Linux, trazer minhas impressões do meu constante distrohopping, e dar notícias e pequenos comentários do mundo da tecnologia.

Para o primeiro post vou dar uma dica de como baixar vários arquivos de uma vez, sem interferência do usuário, pelo terminal.

A primeira parte da dica é como encontrar os arquivos que você está procurando e vale para qualquer sistema operacional.

Truques do Google
Quem está acostumado a baixar mp3 nos MegaUpload e 4Shared da vida vai pirar com essa dica. A primeira parte da dica é como encontrar os arquivos que você está procurando e vale para qualquer sistema operacional.
Ao invés de colocar o nome do artista ou da música que você está procurando na barra de buscas do Google, digite isso:


-inurl:htm -inurl:html intitle:"index of" nome mp3


Substitua  o nome por aquilo que você está procurando. Por exemplo Nirvana ou Morcheeba ou Fortunate Son. Se você coloca mais de uma palavra sem aspas, ele procura qualquer combinação daquelas palavras. Se você coloca mais de uma palavra entre aspas, ele procura exatamente o que você digitou. Assim, se você digitar  "O Segundo Sol" vai encontrar versões dessa música ou com a Cássia Eller ou com o Nando Reis. Se digitar sem aspas, os resultados vão trazer músicas com sol ou com segundo no nome do arquivo. Experimente copiar  o código acima, com o tracinho inclusive, e colar na barra do google.

Além de músicas em mp3, você pode procurar por arquivos de video, trocando o mp3 da expressão por avi, mpeg, rmvb ou flv, ou livros em PDF para baixar.


Para procurar livros, digite na barra do Google:

-inurl:htm -inurl:html intitle:"index of" +("/ebooks"|"/book") <nome do autor ou do livro>+(chm|pdf|zip)

-inurl:htm -inurl:html intitle:"index of" "Last modified" 
<nome do autor ou do livro> +(cbr|pdf|zip)


Além de músicas em mp3, você pode procurar por arquivos de video, trocando o mp3 da expressão por avi, mpeg, rmvb ou flv, ou livros em PDF para baixar.

Depois de achar o link com o arquivo que você quer é só clicar em cima do link com o botão direito do mouse e escolher "salvar link como..." (Firefox, Internet Explorer, Safari, etc). No Chrome, basta apenas clicar no link, ele já baixa para sua pasta Downloads.

Agora só pra quem usa Linux

Uma maneira de baixar vários arquivos de uma vez, sem ter que ficar clicando em um link quando termina o download do outro é copiar os links para um arquivo de texto. Abra o seu editor de texto, daqueles bem simples como o Gedit (para quem usa o Gnome como desktop), Kate ou Kwrite (para quem usa KDE), ou leaflet (para quem usa XFCE)  e copie e cole todos os links dos arquivos que você quer baixar. Salve esse arquivo na pasta onde vc quer que os arquivos fiquem com um nome auto-explicativo, como baciada01.txt. No exemplo abaixo, salvamos o arquivo na pasta /home/bruno/Downloads.

Abra um terminal, pode ser como usuário comum mesmo e digite:

cd /home/bruno/Downloads
wget -i baciada01.txt

Ajuste o comando cd para trocar para o diretório que você escolheu para salvar os arquivos. O wget tem um gerenciador de downloads, então se por algum motivo a conexão cair, ele reinicia de onde parou. Depis de dar o enter no comando wget, pode deixar o computador e ir fazer outras coisas, como tomar banho ou ir ao supermercado, que seus downloads estarão sendo feitos numa boa.

3 comentários:

  1. Isso que novidades.....Bruninho é cultura.....nota10

    ResponderExcluir
  2. Valeu pelo comentário e pela visita, colega! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Bruno...

    gostei muito da sua proposta..acho que estava faltando algo no gênero...

    boa sorte....

    bjo...

    Zil

    ResponderExcluir