domingo, 30 de agosto de 2015

Thunderbird 38 no Ubuntu

Na postagem de hoje vamos mostrar como atualizar o Thunderbird para a versão 38 no Ubuntu 14.04 LTS ou 15.04. Aquelas pessoas que chamam o Firefox de Mozilla, e nunca ouviram falar nem em  Thunderbird ou Sunbird  podem ir ler outra coisa, rs.

Mas porque atualizar o Thunderbird, que na instalação padrão do Ubuntu 14.04 LTS vem na versão 24.4? Porque há dois complementos para o Thunderbird que não funcionam na versão antiga do software de gerenciamento de e-mail, o Lightning, que traz funcionalidades de agenda para o Thunderbird, e o Google Provider, que faz a sincronização da sua agenda do Google com o Thunderbird, permitindo a você gerenciar sua agenda localmente.

Algumas outras funcionalidades que surgiram na versão 38 do Thunderbird:
  • Filtro para mensagens enviadas;
  • o editor de mensagens para o Twitter mostra quantos caracteres você ainda pode teclar;
  • a funcionalidade de chat agora dá suporte ao Yahoo Messenger;
  • pode-se procurar um contato em várias agendas separadas;
  • filtro para mensagens arquivadas;
  • é possível adicionar marcadores de posição de leitura para conversas arquivadas;
  • suporte a nomes de domínio internacionalizados no leitor de RSS 

Quem usa o ambiente gráfico KDE conhece há vários anos um widget que permite ver os compromissos da Google Agenda no calendário do desktop, aquele que surge quando você clica no relógio na barra inferior. Em uma postagem mostrarei também como criar essa funcionalidade no XFCE ( Eu uso o Voyager OS, uma variante do Ubuntu 14.04 LTS que usa uma versão altamente personalizada do XFCE 4.8). Aguardem!

Para começar, abra um terminal e vamos digitar uma seqüência de comandos para fazer o download do Thunderbird 38, descompactar o arquivo de instalação e substituir a versão padrão:

$ wget ftp.mozilla.org/pub/mozilla.org/thunderbird/releases/38.0.1/linux-x86_64/pt-BR/thunderbird-38.0.1.tar.bz2
$ tar -xjvf thunderbird-38.0.1.tar.bz2
$ sudo rm -rf /opt/thunderbird*
$ sudo mv thunderbird /opt/thunderbird
$ sudo ln -sf /opt/thunderbird/thunderbird /usr/bin/thunderbird



Depois desses comandos, ao clicar no lançador de programas (XFCE, KDE, etc)  ou digitando Thunderbir no Dash do Ubuntu, é a versão 38 do Thunderbird que vai abrir.

Agora clique no menu do Thunderbird, esse ícone de barras empilhadas destacado no círculo vermelho:

Clique em Complementos (Add-ons no meu Thunderbird em Inglês) e digite na barra de busca Lightning e Google Provider. 

O Lightning cria funcionalidades de agenda no seu Thunderbird e o Google Provider vincula a sua agenda com a do Google. Depois de adicionar o Google Provider você precisa reiniciar o Thunderbird para que ele funcione.
Agora você verá novos botões na tela do seu Thunderbird, e um calendário na parte direita da tela. Para sair da tela de mensagens e entrar na aba de agenda, clique no ícone correspondente:


Na tela que mostra a agenda, com o botão direito do mouse em cima da agenda Home para abrir um menu, e escolha criar uma nova agenda:

Escolha a opção de agenda na rede (On the Network no meu Thunderbird) e em seguida escolha Agenda do Google. Entre o seu email do Google, sua senha, e na tela do navegador que vai abrir, autorize o Thunderbird a acessar sua agenda. Voilá! A sua agenda do Google está integrada ao Thunderbird.


Nenhum comentário:

Postar um comentário